lazer e reflexão

Viva o Campus propaga tema da adoção em Santa Maria

Camila Gonçalves

Foto: Renan Mattos (Diário)

Além de música, a edição do Viva o Campus deste domingo, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), trouxe o tema da adoção para a pauta dos santa-marienses. O Grupo de Apoio e Incentivo à Adoção em Santa Maria (Gaia) realizou uma caminhada pela adoção e uma roda de conversa sobre o assunto. Segundo a presidente do Gaia, Daniela Ramos Sonza, a ideia de trazer o tópico para a universidade é falar da adoção legal e segura. 

- Queremos tratar da garantia dessa forma de parentalidade que está cada vez mais solidificada na consciência e na cultura da sociedade - disse.

Pelo menos 10 cidades da Região Central seguem com manifestações nas rodovias

O casal Luciane Bitencourt Balcemão, 43 anos, e Darci Ramm, 52 anos, uma das famílias integrantes do Gaia, aproveitou o domingo ensolarado de temperatura elevada para passear com as filhas adotivas Yasmin, 5 anos, e Lais, 3 anos. Há quase um ano, as irmãs de sangue fazem parte da família. De acordo com eles, foi um longo caminho, cheio de obstáculos burocráticos. Darci reforça que, depois da criação do Gaia, os pais conseguem ter ajuda no encaminhamento da documentação, mas as leis ainda dificultam a vida de quem adota e das crianças.

- Há coisas que não podem esperar. A nossa legislação torna os abrigos um depósito de crianças. E para nós (a adoção) está sendo uma experiência maravilhosa. Nós (o casal) gostamos de criança e gostamos de bagunçar, então está sendo ótimo - conta o pai.

Carreata em apoio aos caminhoneiros pediu intervenção militar

No palco do Espaço Multiuso, as bandas Capadócia Estelar e Vespertinos conduziram a programação artística. A Polifeira do Agricultor, mantida pelo Colégio Politécnico da UFSM, também foi erguida no campus para garantir ao público diversos itens produzidos por agricultores familiares.

Entidades e grupos artísticos interessados em participar das edições do Viva o Campus de agosto a dezembro poderão se inscrever para a chamada pública para a formação de cadastro. O período de inscrições é de 4 de junho a 12 de julho. O edital pode ser acessado no link da Pró Reitoria de Extensão da UFSM.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vigília marca a passagem do dia do incêndio da boate Kiss Anterior

Vigília marca a passagem do dia do incêndio da boate Kiss

Ciclistas promovem passeio em homenagem à Santa Maria Próximo

Ciclistas promovem passeio em homenagem à Santa Maria

Geral